sexta-feira, 23 de abril de 2010

COMO SABER SE SOU SALVO?

Assim, se "aceitamos" a Cristo ou "fizemos uma decisão ao lado dele", como podemos saber se somos salvos? Permita-me indicar alguns sinais inquestionáveis que nos dão a Certeza da Salvação:

1. A Bíblia é bem clara que o indivíduo não-regenerado não busca a Deus (Romanos 3.11). Você está ciente da sua natureza pecaminosa e clama a Deus do fundo do seu coração pedindo perdão quando peca? Em caso afirmativo, esse é um dos sinais de ter nascido de novo.

2. A Bíblia diz que um indivíduo não-regenerado não pode compreender aquilo que se discerne espiritualmente (1ª Coríntios 2.14). Você tem mais do que apenas uma compreensão básica da Palavra de Deus e deseja sinceramente saber cada vez mais? Ela fala ao seu coração e o convence do pecado? Em caso afirmativo, esse é outro sinal que já nasceu de novo.

3. A Bíblia diz que o indivíduo não-regenerado é escravo de Satanás e é incapaz de fazer qualquer coisa para se libertar (Efésios 2.2). Você já conseguiu virar suas costas para o mundo e para os caminhos do pecado? Todos seus amigos mais íntimos são cristãos? Se você já nasceu de novo, seus amigos incrédulos provavelmente se afastarão. A salvação genuína repele as amizades réprobas.

4. Você ama - realmente ama - os outros cristãos e prefere estar na companhia deles do que das outras pessoas? Você pode encontrar um completo estranho, descobrir que ele também é um cristão e então ter comunhão imediata com ele? Existe "algo" em seu coração que o atrai aos irmãos e uma proximidade que não pode ser explicada de nenhuma outra forma?

5. Sente um desejo genuíno de ir à igreja e de adorar a Deus?

6. Sente alegria em contribuir para a obra do Senhor? Você contribui generosamente com seu tempo, talentos e bens materiais?

7. Suas orações estão sendo respondidas?

8. Você peca menos agora do que antes de conhecer a Cristo?

9. As outras pessoas têm observado o "fruto do Espírito" em operação na sua vida? Isto é, podem ver o genuíno amor, paz, longanimidade, etc. (conforme descrito em Gálatas 5.22), manifestando-se em sua vida por meio da ação do Espírito Santo de Deus? Elas comentam que você agora é uma pessoa diferente do que era antigamente?

10. Você já sofreu perseguições por causa da fé em Cristo? (por exemplo, ex-amigos que se afastaram por causa do seu testemunho, é uma forma sutil de perseguição).


11. Aguarda com expectativa o momento em que Jesus Cristo virá buscar sua igreja?


12. Na análise final, porém, a maior evidência de salvação de uma pessoa encontra-se na perseverança. Os eleitos de Deus perseverarão, apesar de todos os obstáculos, e nunca apostatarão ou renunciarão à fé. Eles podem até pecar e se desviar da comunhão, mas preferirão sofrer a morte a negar seu Senhor e Salvador.

Compreenda que um filho de Deus genuinamente nascido de novo poderá responder afirmativamente a todas essas perguntas. Isso não quer dizer que eles sejam perfeitos, pois há um processo de maturação que ocorre na vida do cristão e alguns não são tão maduros na fé tanto quanto outros. Entretanto, falando em termos gerais, todo cristão pode considerar essas questões e reconhecê-las como verdadeiras em sua própria experiência.
Estamos em um estado gradual de apostasia durante toda a Época da Igreja, mas a Bíblia ensina que haverá a apostasia imediatamente antes do período da Tribulação (2ª Tessalonicenses 2.3). Por essa razão, acreditamos que seja inteiramente possível que Deus use esse futuro "afastamento" daqueles que não são genuínos, para separar o joio do trigo antes do arrebatamento. Sofrimento e morte bem podem estar à espera de muitos dos escolhidos de Deus à medida que ocorrer a perseguição no fim dos tempos, de modo que precisamos nos preparar espiritualmente para enfrentar o que vier. Você está preparado?

9 comentários:

Anônimo disse...

esse texto que voces fizerao fui bom e temho sertas duvidas quando eu nao era convertido eu pecava muito + dai meu irmao ja era convertido e nois asistiamos filmes do fim do apocalipse dai eu persebi que se eu morrece eu iria para o inferno emtao fui frequentando a igreja do meu irmao e chegou um dia q eu estava cometendo pecado falei esse e o ultimo dia que faço isso e fiz no dia seguinte eu ja estava crendo que jesus era o filho de Deus e levantei minha mao e aceitei ele na frente da igreja no momento de orar eu nao orei porque pensava que era apenas os irmao que oravao dai eu pensei acim e so isso que tem que faze?.
depois eu cintia verdadeira alegria na palavra de Deus e falava ela para os outros mais depois comecei me achar muito falando "Aeu nunca cometerei este pecado mais depois cometi tal pecado na primeira vez que o cometi me sinti triste muito triste ee arependido depois pedi desculpas a Deus e a tristeza passou todo pecadinho que eu cometia eu me sintia mau me arrependia e voltava a o normal mais quanto mais eu pecava menos mau me sintia e deu uma hora que quando eu pecava nao sintia quase nada sinti duvis da palavra de Deus varias vezes e me sintia arrependido mais agora nao sei se sou ou nao crente verdadeiro diame como saber se sou ou n verdadeiro e se eu fot falso o que devo fazer porfavor me responda da maneira mais explicada o possivel.

Teologia Bíblica disse...

Meu querido irmão.
A sua preocupação e tristeza que lhe acometem quando peca, já são evidências suficientes para sabermos que você já é uma nova criatura. Somente os vivos espiritualmente é que sentem isso, os que estão mortos nos seus pecados não sentem mais nada.
O arrependimento consiste em algumas fases, a primeira é a tristeza por causa do pecado cometido, e a segunda é confessar os nossos pecados ao Senhor, e a terceira é a desistência do pecado, ou seja, assumirmos o compromisso diante de nos esforçarmos para não tornar a pecar, essa força é de Deus em nós, e só é possível porque reconhecemos e confessamos.
Deixo para o amado irmão 1ª João 2:1 "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo".

Anônimo disse...

Meu querido irmão, tenha certeza de que se vc se sente incomodado pelo fato de estar desagradando
a Deus, isso já é o Espírito Santo agindo em tua vida.

Mas vc tbm disse que após algum tempo, certos pecados passaram a não te incomodar mais,
isso acontece pq Deus nos dá livre arbítrio, e quando aceitamos a Cristo o Espírito Santo
passa a morar em nossos corações nos alertando quando fazemos coisas que não agradam a Deus,
porém qnd Deus está constantemente nos avisando sobre um mesmo pecado e nós permanecemos no erro,
começamos a nos tornar insensíveis a voz do Espírito Santo, pq é como se estivéssemos dizendo
que já sabemos que Deus não se agrada disso, mas queremos fazer assim msm.
Mas talvez vc esteja dizendo que queira realmente mudar suas atitudes, mas,
por mais que tente, não consegue. Você com certeza não vai conseguir vencer se tentar com
suas próprias forças, porque quem opera em nós o querer e o efetuar é Deus, e se nós não o
buscarmos DIARIAMENTE não conseguiremos vencer a carne e as astutas ciladas de satanás.
Agora me responda.... vc come todos os dias? Se vc ficar 1 ou 2 dias sem comer, não vai morrer,
mas vai ficar fraco e debilitado! Da mesma forma é a nossa alma, a nossa alma precisa se
alimentar TODOS OS DIAS. E qual é o alimento da alma? A BÍBLIA SAGRADA. A bíblia é o manual
pra nossa vida, e é lá onde encontramos como Deus quer que vivamos de uma forma que agrada a Ele,
e é lá também onde vemos a forma poderosa e milgrosa que Deus opera, o que ajuda a fortalecer
a nossa fé, pois a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. E também paralelamente a leitura da
bíblia, precisamos falar com Deus em oração, pois através da bíblia Deus fala conosco, e através
da oração nós falamos com Deus. E é pra isso que Deus nos criou, pra
termos um relacionamento íntimo com Ele, porque Ele nos ama tanto que
Ele foi capaz de mandar o seu próprio filho morrer na cruz em nosso
lugar pra que pudéssemos passar a eterninade ao seu lado.

Anônimo disse...

(continuação...)Certa vez um tio meu recém convertido me perguntou o que era
necessário pra poder se manter firme até o fim, pq aparentemente era
algo quase impossível pra ele, e eu respondi que a fórmula mágica é
meditar na palavra de Deus, e a oração. Parece tão simples que até negligenciamos isso, mas essa é uma das estratégias de satanás para que possamos ficar fracos e despreparados contra seus ataques. Mas se vigiarmos e fizermos como Daniel fazia e falava com Deus 3 vezes ao dia, e procurarmos saber qual a vontade de Deus pra nossa vida, não hhá capeta nem tentação que nos afaste da presença de Deus.

Quando for ler a bíblia, não leia simplesmente por ler, mas antes de começar a leitura, peça a
Deus para que possa te dar a revelação contida naquela palavra, e pense em como vc pode aplicar
cada palavra que vc está lendo na tua vida diária, e quando vc for orar, fale com Deus como se
vc estivesse falando com seu melhor amigo. Fale até mesmo de alguma coisa que Deus fez e que vc
não gostou, e peça que Ele te ajude a gostar e entender o pq de tudo isso. Deus se alegra com uma
oração sincera. Não ore somente para pedir. Do mesmo jeito que vc elogia seus amigos pelas suas
qualidades e coisas que fizeram por vc, elogie tbm a Deus, pois Ele é o mais digno de todos, e
te deu vida e salvação, seja grato a Deus por isso. Conte tudo para Deus, até mesmo as coisas
podem parecer sem mt importância, pois Deus se importa até com os mínimos detalhes da tua vida!!!
Às vezes temos a tendência de acharmos que não devemos preocupar a Deus com certos detalhes da
nossa vida, mas Ele quer que nós entreguemos TODOS os nossos problemas nas mãos Dele pq Ele
sempre tem a melhor solução. Poderíamos até comparar com uma criança de 5 anos que ralou o
joelho, mas não quer contar para os pais pq eles já tem mts coisas para se preocuparem como por
exemplo: por comida em casa, pagar as contas, etc.... mas com certeza o pai ou a mãe iriam se
importar com aquele machucado no joelho e tratar com todo o carinho pq eles amam ao filho e
querem o melhor pra ele. Pra Deus nós sempre teremos 5 aninhos, e ELE SEMPRE SE PREOCUPA
CONOSCO, até nos mínimos problemas!!!
espero que Deus fale melhor ao teu coração e que a partir de hj vc possa iniciar sua caminhada
firme na fé e ao lado do Pai!!! Deus te abençoe.

AutoTec disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cristiane silva disse...

Você é salvo por meio da fé.(Efésios 2:8). Ser salvo significa receber perdão dos pecados que Deus oferece a você por causa da morte e da ressurreição de Jesus. A salvação é um presente de Deus. E você recebe este presente por meio da fé. A fé se apega a Jesus que morreu na cruz e compensou o pecado de todo o mundo. Por isso Paulo escreveu:"Pela graça sois salvos, por meio da fé".No versículo 10, Paulo acrescenta:"Pois foi Deus quem nos fezo que somos agora; ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós". A fé rm Jesus Cristo produz resultados; ela se mostra nas ações. O ponto que Paulo quer colocar e que o que você faz não salva você. Todas as boas ações do mundo todo não vão impressionar a Deus nem fazem você merecer a salvação.
Ela é de graça é presente recebido pela fé. LEIA E MEDITE:" Se você disser com sua boca Jesus é o Senhor e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, , você será salvo."Romanos 10:9 Deus te abençoe e te ilumine sempre!

Anônimo disse...

Bom sou quase tudo só tenho pensamentos que n consigo controlar mas penso em jesus as vezes some o que eu estava pensando errado e também sou um pouco nervoso mas em Cristo jesus vou melhorar e ser salvo concerteza

Anônimo disse...

'Tudo posso naquele que me fortalece"

Unknown disse...

Meu filho me maltratou muito e não me sinto perfeita para perfoar! Isso doi muito na minha alma !

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails